Reciclovidade


Adicionar legenda
RECICLAGEM, VIDA e SOLIDARIEDADE
Professor Responsável: ELENILSON OLIVEIRA
Público Alvo: Fundamental e Ensino Médio
Período: Ano 2012

INTRODUÇÃO

A reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado (matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão se esgotando.
Para que se compreenda, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser reciclado deve ser separado, o que ficou conhecido como coleta seletiva. “Na natureza nada se perde”. Seres vivos chamados decompositores (bactérias e fungos) alimentam-se de material sem vida ou em decomposição.
A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo. No processo anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.

A reciclagem traz os seguintes benefícios:

 Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar gerado pelo processo anaeróbico;
 Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
 Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
 Melhora a produção de compostos orgânicos;
 Gera empregos para a população não qualificada;
 Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
 Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas virgens;
 Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.

A grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros sanitários.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos. 

OBJETIVOS
 Incentivar o público alvo (estudantes, pais, funcionários e professores) a preservar o meio ambiente e adquirirem consciência ecológica, melhorando a qualidade de vida na escola; tendo em vista que o slogan do Compact em 2013 é “investindo no planeta”;
 diminuir a poluição;
 gerar verba para a escola;
 estimular a produção de materiais com fonte reciclável.

METODOLOGIA
Trata-se de um projeto de grande responsabilidade ambiental para o público alvo da escola, já que a coleta seletiva é o principal ponto para que a reciclagem seja realizada. Sem a coleta, não há possibilidades de haver reciclagem já que ela é o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Dentre os materiais que demoram a realizar tal procedimento podem ser citados os derivados da borracha, de metal, papel, plástico e vidro.
Com esse projeto de coleta seletiva, poderemos estar contribuindo para os benefícios citados no objetivo e também estaremos lucrando, pois teremos verba para ser destinada, com a venda dos insumos.
Funcionários e professores: Será feito uma conscientização sobre a necessidade de se evitar a utilização de copos descartáveis.
Alunos: Nossos estudantes (escolhidos pelos professores de Geografia e Biologia) do Ensino Médio estarão orientando seus colegas das outras séries a fazer a coleta seletiva e como ela será realizada. Essa orientação será feita através de dramatização
Como será feita a coleta?
Serão colocadas lixeiras em áreas ou setores da escola em que há geração de lixo. Essas lixeiras serão seletivas, ou seja, de acordo com o tipo de lixo que é gerado no setor/área. E em dois ou três pontos centrais da escola todas as lixeiras de coleta, observando também o maior tipo de lixo que está sendo gerado. Para que não seja colocada lixeiras que não serão utilizadas.
Como o público alvo tomará conhecimento e ajudará no projeto?
Para que essa coleta funcione, será dada uma palestra/ treinamento para os funcionários de serviços gerais e estudantes, mostrando a importância e o funcionamento do projeto. Todos devem ter o conhecimento para obtermos êxito.
Como o lixo separado é retirado da escola?
A empresa escolhida para a retirada dos lixos selecionados produzidos e devidamente selecionados pela escola doa-nos um saco plástico (BAG) para que os materiais selecionados sejam colocados. E quando esses sacos estão cheios, ligamos e eles fazem o recolhimento da matéria-prima.
CONCLUSÃO
Com este projeto alcançamos um dos pontos do projeto norteador da escola: “Investindo no futuro do planeta” e também do mundo, já que o homem consume demais os recursos naturais; no entanto, finalmente estamos começando a perceber que os recursos naturais, principalmente os não renováveis podem acabar. Além disso, também estamos educando a família Compact a ter consciência ambiental e melhor, como colocá-la em prática.
Desse modo, o projeto RECICLOVIDADE promove para a família Compact: RECICLAGEM, VIDA e SOLIDARIEDADE.

© GEOGRAFANDOCOMLEO | OFICIAL - 2013. Todos os direitos reservados.
Desing criado por: Gabrielle Oliveira.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo