Adicionar legenda |
RECICLAGEM, VIDA e SOLIDARIEDADE
Professor
Responsável: ELENILSON OLIVEIRA
Público
Alvo: Fundamental e Ensino Médio
Período:
Ano 2012
INTRODUÇÃO
A
reciclagem é um processo industrial que converte o lixo descartado
(matéria-prima secundária) em produto semelhante ao inicial ou outro. Reciclar
é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo
produtivo o que é jogado fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao
vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que
as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam e estão
se esgotando.
Para
que se compreenda, é importante "reciclarmos" o conceito que temos de
lixo, deixando de enxergá-lo como uma coisa suja e inútil em sua totalidade. O
primeiro passo é perceber que o lixo é fonte de riqueza e que para ser
reciclado deve ser separado, o que ficou conhecido como coleta seletiva. “Na
natureza nada se perde”. Seres vivos chamados decompositores (bactérias e
fungos) alimentam-se de material sem vida ou em decomposição.
A
decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico,
vapor de água e os sais minerais, substâncias indispensáveis ao crescimento de
todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo. No processo
anaeróbio, são gerados os gases (metano e sulfídrico), que causam um odor
desagradável; a decomposição anaeróbia produz um líquido escuro denominado
chorume (líquido com grande quantidade de poluentes) encontrado normalmente no
fundo das latas de lixo. Este chorume é o principal causador da contaminação
dos rios e do lençol freático.
A
reciclagem traz os seguintes benefícios:
Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar gerado pelo processo
anaeróbico;
Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população;
Prolonga a vida útil de aterros sanitários;
Melhora a produção de compostos orgânicos;
Gera empregos para a população não qualificada;
Gera receita com a comercialização dos recicláveis;
Estimula a concorrência, uma vez que produtos gerados a partir dos reciclados
são comercializados em paralelo àqueles gerados a partir de matérias-primas
virgens;
Contribui para a valorização da limpeza pública e para formar uma consciência ecológica.
A
grande solução para os resíduos sólidos é aquela que prevê a máxima redução da
quantidade de resíduos na fonte geradora. Quando os resíduos não podem ser
evitados, deverão ser reciclados por reutilização ou recuperação, de tal modo
que seja o mínimo possível o que tenha como destino final os aterros
sanitários.
A
reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da
matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são
coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na
manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima
virgem. Dessa forma, os recursos naturais ficam menos comprometidos.
OBJETIVOS
Incentivar o público alvo (estudantes, pais, funcionários
e professores) a preservar o meio ambiente e adquirirem consciência ecológica,
melhorando a qualidade de vida na escola; tendo em vista que o slogan do
Compact em 2013 é “investindo no planeta”;
diminuir a poluição;
gerar verba para a escola;
estimular a produção de materiais com fonte reciclável.
METODOLOGIA
Trata-se
de um projeto de grande responsabilidade ambiental para o público alvo da
escola, já que a coleta seletiva é o principal ponto para que a reciclagem seja
realizada. Sem a coleta, não há possibilidades de haver reciclagem já que ela é
o processo de reaproveitamento de materiais descartados de forma a reduzir a
quantidade de lixo produzido. Esse processo é realizado a partir de materiais
que demoram a se decompor e a se reintegrar no meio ambiente. Dentre os
materiais que demoram a realizar tal procedimento podem ser citados os
derivados da borracha, de metal, papel, plástico e vidro.
Com
esse projeto de coleta seletiva, poderemos estar contribuindo para os
benefícios citados no objetivo e também estaremos lucrando, pois teremos verba
para ser destinada, com a venda dos insumos.
Funcionários
e professores: Será feito uma
conscientização sobre a necessidade de se evitar a utilização de copos
descartáveis.
Alunos:
Nossos estudantes (escolhidos pelos
professores de Geografia e Biologia) do Ensino Médio estarão orientando seus
colegas das outras séries a fazer a coleta seletiva e como ela será realizada.
Essa orientação será feita através de dramatização
Como
será feita a coleta?
Serão
colocadas lixeiras em áreas ou setores da escola em que há geração de lixo.
Essas lixeiras serão seletivas, ou seja, de acordo com o tipo de lixo que é
gerado no setor/área. E em dois ou três pontos centrais da escola todas as
lixeiras de coleta, observando também o maior tipo de lixo que está sendo
gerado. Para que não seja colocada lixeiras que não serão utilizadas.
Como
o público alvo tomará conhecimento e ajudará no projeto?
Para
que essa coleta funcione, será dada uma palestra/ treinamento para os
funcionários de serviços gerais e estudantes, mostrando a importância e o
funcionamento do projeto. Todos devem ter o conhecimento para obtermos êxito.
Como
o lixo separado é retirado da escola?
A
empresa escolhida para a retirada dos lixos selecionados produzidos e
devidamente selecionados pela escola doa-nos um saco plástico (BAG) para que os
materiais selecionados sejam colocados. E quando esses sacos estão cheios,
ligamos e eles fazem o recolhimento da matéria-prima.
CONCLUSÃO
Com
este projeto alcançamos um dos pontos do projeto norteador da escola:
“Investindo no futuro do planeta” e também do mundo, já que o homem consume
demais os recursos naturais; no entanto, finalmente estamos começando a
perceber que os recursos naturais, principalmente os não renováveis podem
acabar. Além disso, também estamos educando a família Compact a ter consciência
ambiental e melhor, como colocá-la em prática.
Desse modo, o projeto RECICLOVIDADE promove para a
família Compact: RECICLAGEM, VIDA e SOLIDARIEDADE.
Nenhum comentário :
Postar um comentário